Voluntário: 5 passos de como se tornar!

10/12/2021

Com um mundo cada vez mais necessitado de atenção e carinho pelo próximo, muitas pessoas estão se unindo para ajudar as causas e instituições. Você já pensou em ajudar ou tornar-se um voluntário?

Muitas organizações sem fins lucrativos, como o VivaHoje, dependem dos voluntários para desempenhar inúmeras atividades, desde uma atividade recreativa com as crianças até oferecer aulas, oficinas e campanhas.

Se você deseja começar um novo ano sendo um voluntário em prol do próximo, mas não sabe qual primeiro passo deve dar, não se preocupe, separamos 5 passos importantes que vão te ajudar!

Causa

O primeiro passo é procurar uma causa com a qual você se identifica. Se você gosta de animais, que tal ajudar ONGs que cuidam de animais abandonados? Existem diversas causas sociais e ONGs que lutam por cada uma delas. Basta listar o que você gosta ou que deseja ajudar e escolher.

Tipo de trabalho

ONGs e entidades possuem inúmeros trabalhos para serem realizados, quem gosta e sabe organizar eventos, por exemplo, pode ajudar a realizar bazares, almoços ou mesmo bingos beneficentes. Pessoas que sabem outra língua, podem ensinar para as crianças e adolescentes, outras podem ajudar na conservação do ambiente. São inúmeras opções disponíveis para que você escolha e ajude.

Organização

Você sabia que aqui no Brasil existem mais de 300 mil organizações? Um número grande e que fica até difícil de escolher uma, não é mesmo? Seguindo os primeiros passos te ajudará a filtrar bastante esse número.

Dessa forma, fica mais fácil escolher alguma que esteja mais próxima da sua casa ou local de trabalho.

Calendário

Outro passo importante é organizar o seu calendário, separe um dia ou horário da semana ou do mês para que você possa se dedicar ao voluntariado. Com esse planejamento, você consegue cumprir com as responsabilidades assumidas.

Lembre-se, mesmo não sendo um trabalho remunerado, pessoas dependem de você e o comprometimento deve ser levado à sério.

Contatos

Durante um encontro com os amigos, colega ou mesmo familiares, fale sobre o voluntariado, a sua vontade de se tornar um e veja quem já fez ou faz regularmente. Esse tipo de contato facilita a procura por uma instituição e mesmo para se inspirar com outras histórias.

Viu, é fácil se tornar um voluntário! Basta ter força de vontade, motivação, buscar a causa que mais se identifica com o que você gosta e ter amor pelo próximo. O trabalho voluntário ajuda não apenas as ONGS e institutos, mas as pessoas menos favorecidas, um sorriso seu já muda o dia delas.

Aqui no Instituto VivaHoje, temos vagas sempre disponíveis para os voluntários. Conheça o nosso site, nossos parceiros e trabalhos.

Seja um voluntário VivaHoje!

Voluntário: 5 passos de como se tornar!