Voluntário: conheça os benefícios de ajudar o próximo

Você já parou para pensar no quão pode ser gratificante doar algumas horas do seu dia para ajudar o próximo? Ser voluntário não oferecer benefícios só para quem está sendo ajudado, mas também para quem está ajudando, como:

Oportunidade de aprender com o próximo
Um dos momentos de maior aprendizado é quando estamos voluntariando, é a oportunidade de conhecer outras pessoas, inclusive fora do nosso meio social e aprender sobre novas áreas, assuntos que não dominamos, conhecer a experiência de vida do outro.

Obter mais experiência dentro da área de atuação
É comum e possível que você encontre trabalhos voluntários dentro ou próximo da sua área de atuação ou de estudo. Isso porque, a estrutura divide o trabalho em setores de interesse e formação das pessoas. Por exemplo, pessoas que estão se formando em pedagogia, são capazes de achar um trabalho voluntários em creches.

Dessa forma, você está ajudando o próximo e praticando os conceitos ensinados na faculdade, sendo compensador para o seu pessoal e profissional.

Desenvolver ideias inovadoras
De modo geral, as instituições e organizações voluntárias são mais abertas para novas ideias, uma vez que elas têm como objetivo melhorar a prestação de serviços sociais e as práticas inovadoras são sempre bem-vindas.

Aproveite esse momento e abertura para proporcionar e desenvolver todas as ideias que você tiver em prol do próximo.

Bem-estar
Uma pesquisa realizada, recentemente, nos Estados Unidos comprovou que quem faz trabalho voluntário é mais feliz, com um nível de estresse melhor em relação as pessoas que nunca fizeram um voluntariado. Além disso, a pesquisa apontou que eles manifestam mais equilíbrio na vida pessoal e profissional.

A Universidade de Michigan foi ainda mais longe com as pesquisas e conseguiu comprovar que o voluntário vive por mais tempo, em média quatro anos a mais.

Além disso, a felicidade e o bem-estar que todos sentem ao ajudar o próximo é resultado da liberação de endorfina, um neurotransmissor que provoca em todo o corpo a sensação de satisfação e demonstrada sempre nossos sorrisos dos voluntários.

Esperamos que o nosso artigo tenha trago incentivo para você também ser um voluntário, como os que fazem parte da nossa equipe. Ser voluntário é doar tempo, amor, carinho e atenção ao próximo!

Nenhum comentário

Responder